sexta-feira, junho 01, 2007

REDE EUROPEIA DE TURISMO DE ALDEIA RECEBE PRÉMIO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO

A Rede Europeia de Turismo de Aldeia, um projecto coordenado pela Região de Turismo de Évora e que envolve 14 aldeias do Alentejo, entre as quais a Aldeia do Telheiro – Freguesia de Monsaraz, no concelho de Reguengos, recebeu o Prémio Ulysses de Inovação, da Organização Mundial do Turismo (OMT)

O prémio, entregue numa cerimónia em Madrid (Espanha), é o primeiro do género a premiar uma entidade portuguesa, reconhecendo uma iniciativa portuguesa que se alargou a vários países europeus, nomeadamente Itália, Roménia, Polónia e Finlândia.
João Andrade Santos, Presidente da Região de Turismo de Évora, disse à Lusa que o reconhecimento da OMT é particularmente significativo por reconhecer um projecto “internacional mas coordenado e dirigido por uma organização Portuguesa”, no caso a Região de Turismo de Évora (RTE).
“É importante termos sido os líderes da equipa que levou esta cooperação avante e que já tinha sido anteriormente reconhecida, primeiro pela adesão dos parceiros europeus e depois por ter sido seleccionado para financiamento comunitário para projectos transnacionais do Interreg”, explicou.
“A OMT destaca alguns conceitos que nos são gratos, como o desenvolvimento sustentável, a defesa do mundo rural, o turismo de baixa intensidade e a cooperação comunitária, reconhecendo que estes valores estão presentes no nosso projecto e merecem ser levados ao conhecimento da opinião publica”, frisou. A ideia da criação de uma Rede Europeia de Turismo de Aldeia nasceu em 1999 na sequência de uma reunião do Projecto Learning Sustainability, que decorreu no Alentejo.
Nessa altura analisou-se um projecto que envolvesse turismo, a gestão dos espaços naturais, a qualidade, o cooperativismo e a relação entre as cidades e o meio rural, visando o “prosseguimento de formas de turismo sustentável em regiões Europeias marginalizadas, como é o caso do Alentejo em Portugal, de Trentino nos Alpes Italianos e da Lapónia Finlandesa”.

No Alentejo, a Rede criou um conjunto de “Percursos do Turismo do Imaginário”, que envolve todas as actividades de animação ligadas aos mitos, lendas, cultos e histórias das regiões e aldeias. Na Aldeia do Telheiro, o projecto conta com uma parceria alargada que integra a ADIM e um grupo de Empresários Locais (Capitão Tiago, Casa Saramago, Castas&Castiços, Convento da Orada, Flores&Companhia, Horta da Moura, Loja da Mizette, Monte Alerta, Monte da Avó Chica, Monte do Limpo, Monte Saraz, Rest. A Ladeira, Rest. Arco da Guia, Rest. Sem-Fim e Vila Planície), que em conjunto candidataram ao Programa "Leader " 3 projectos de divulgação e promoção dos percursos do imaginário e das unidades envolvidas.


1 comentário:

Kalinka disse...

Foi com muito orgulho e prazer que recebi este convite:
Vimos pelo presente fazer convite para participação na 17.ª Edição dos Encontros de Monsaraz (O DESENVOLVIMENTO DO ALENTEJO RURAL - o último Quadro Comunitário de Apoio (2007 / 2013) que se realiza nos próximos dias 22 e 23 de junho 2007 em Monsaraz na Igreja de Santiago.
Lamento, mas, não vou poder estar presente. No entanto, agradeço muito o convite.