sexta-feira, abril 18, 2008

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

MONSARAZ
18 de Abril de 2008
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Hoje, por todo o Mundo, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Esta iniciativa realiza-se de diferentes formas, quer através da simples abertura de espaços habitualmente fechados ao público ou através de actividades bem organizadas e de relevo, dando o merecido destaque aos locais de interesse na área do património arquitectónico, arqueológico, cultural, paisagístico, religioso, etc.

“O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado, pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, sensibilizar para sua vulnerabilidade.

O ICOMOS elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2008 o tópico "Património Religioso e Espaços Sagrados", com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas, bem como de todos os espaços investidos de valor sagrado pelas respectivas comunidades humanas.
Considerando que a expressão cultural da religiosidade, enquanto dimensão humana universalmente presente, constitui um dos mais importantes componentes do património no mundo actual, e é uma das principais marcas da paisagem cultural portuguesa, propõe-se, no dia 18 de Abril de 2008, dedicar um olhar especial ao património religioso e aos espaços sagrados nas suas múltiplas dimensões - humana, social, cultural, simbólica e memorial.” (fonte: http://www.ippar.pt)

A Vila de Monsaraz, classificada no seu todo como Monumento Nacional, possui ainda no seu conjunto fortificado intramuros e na sua envolvente, outros monumentos classificados ou de relevante interesse patrimonial. Nenhum deles está a ser alvo, neste dia especial, de qualquer actuação por parte das entidades competentes deste domínio, em especial o Município de Reguengos, para assinalar esta data simbólica.

No entanto, como paradoxalmente se constata, está neste momento a envolvente da vila a ser alvo de destruição e de adulteração da sua originalidade monumental e paisagística, com a construção de banais parques de estacionamento para autocarros e automóveis em “Zona Especial de Protecção” e especificamente em “Zona Non Edificandi” (interdita a qualquer construção) e com a pavimentação, sem regras, de antigos acessos aos quais não foram aplicados os mais elementares critérios de prospecção e análise arqueológica.

Não se pode, por um lado encher a boca com intenções de excelência e de qualidade patrimonial, e por outro lado ignorar, esta data, ainda que simbólica, para não falar na ignorância manifestada ao promover obras com este impacto, sem os cuidados que internacionalmente são recomendados.

A ADIM – Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz – no quadro dos seus objectivos estatutários, tem vindo desde há muito a alertar a opinião pública relativamente a estas actuações, bem como para a diversidade do património e para os esforços necessários para o proteger e conservar. Tem ainda desenvolvido esforços no sentido da sensibilização da opinião publica local, regional, e até nacional, para os perigos que afectam a vulnerabilidade dos monumentos e sítios, indo assim ao encontro do que é objectivamente sugerido pelo ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios.

Monsaraz, como um monumento no seu todo, incluindo a sua envolvente paisagística merece mais atenção!

quinta-feira, abril 10, 2008

CAMINHAR PELO IMAGINÁRIO

A ADIM - Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz, convida-o(a) a participar neste passeio pedestre, no qual daremos a conhecer parte das Histórias do Imaginário da Freguesia de Monsaraz.
FICHA DE INSCRIÇÃO