segunda-feira, abril 23, 2007

17.ª Edição dos ENCONTROS DE MONSARAZ

A ADIM Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz é uma entidade sem fins lucrativos, sedeada em Monsaraz, que trabalha desde 1988 na área do Desenvolvimento Local. Ao longo dos anos a ADIM tem levado a cabo várias iniciativas relevantes para a freguesia de Monsaraz. Contudo muitas das suas acções ultrapassam já o âmbito local e concelhio. Hoje a ADIM é uma associação voltada para o desenvolvimento regional e do Alentejo.Como uma das quatro associadas do Agrupamento Monte, ACE (entidade gestora do Programa de Iniciativa Comunitária Leader para o Alentejo Central), tem apoiado investimentos no Concelho de Reguengos de Monsaraz e Alandroal contribuindo assim para o desenvolvimento sustentado da Região.

À semelhança dos anos anteriores, a ADIM vai realizar mais uma edição dos “Encontros de Monsaraz”. Trata-se de um espaço de debate e troca de ideias e experiências que se tornou, ao longo dos anos, num acontecimento sócio-cultural e científico de significativa projecção a nível regional e nacional.

A iniciativa deste ano aborda a seguinte temática: “O Desenvolvimento do Alentejo rural o último quadro comunitário de apoio (2007-2013)”, em que se pretende apresentar cada novo programa do QREN e o PDR dando principal relevo ao que cada eixo e medida desses mesmos programas têm destinados para o Desenvolvimento Rural a Agricultura e o Turismo no Alentejo e principalmente para a nossa região (zona envolvente do regolfo do Alqueva).

Passeio Pedestre "O Folar do São Martinho"

Decorreu no passado dia 7 de Abril 07 o passeio pedestre "O Folar do São Martinho", organizado pela ADIM – Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz. Conforme previsto, passeamos por terrenos de "Velho Eremita", e visitamos algumas das Marmitas de Gigante, onde esta figura local terá vivido em tempos. Ambiente descontraído, caminhantes simpáticos, ritmo adequado, lanche saboroso e melhor regado, o indispensável folar da Páscoa, a surpresa e o encanto das paisagens.

O sol fez-nos companhia durante praticamente todo o passeio e, enalteceu o branco dos estevais, que salpicam a paisagem natural das encostas nas cercanias de Monsaraz.

A iniciativa foi bastante positiva, pelo que a ADIM, em breve, irá promover outra actividade deste género, que será divulgada atempadamente.